Páginas

A História de Mary Jones



A admirável determinaçăo de uma menina galesa em conseguir um exemplar da Bíblia inspirou a fundaçăo da primeira Sociedade Bíblica. Conta-se que a Sociedades Bíblicas, entidades dedicadas à produçăo e distribuiçăo do Livro Sagrado, em atividades no mundo todo, tiveram sua origem na bela história de uma menina. O lema das Sociedades Bíblicas - levar a bíblia a todos os povos, em uma língua que possam entender e a um preço que possam pagar - teria sido inspirado na humildade, determinaçăo e coragem de Mary Jones, que viveu no Pais de Gales (Gră-Bretanha), durante o século XVIII.

Mensagem de perseverança no ministério infantil.



“E Jesus lhe disse: ninguém,
que lança mão do arado 
e olha para trás, é apto 
para o reino 
de Deus”. 

Lucas 9: 62

O arado é um instrumento utilizado para lavrar os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e arejá-la, a fim de permitir o desenvolvimento das raízes das plantas. Preparar a terra para o plantio é uma das etapas indispensáveis do agricultor e antecede ao processo da semeadura e futura colheita.

Segundo a história, nossos antepassados não dispunham de recursos avançados para esse tipo de serviço. Na antiguidade, usavam galhos de árvores para afofar a terra e fazer sulcos (depressão deixada na terra onde os lavradores colocavam as sementes). Esta técnica é usada nos dias de hoje, porém com novas tecnologias.

O professor evangelista é um discípulo. Seu chamado e vocação constituem-se em requisitos básicos para um pastorado de sucesso. Ninguém mais do que ele precisa estar certo de suas convicções e motivações ministeriais. Isto é preciso porque o ministério proporciona momentos de grandes desafios. 

A metodologia usada por Jesus em seus ensinamentos era diversificada. Para ensinar sobre o relacionamento do discípulo (neste caso o pastor) e discipulador (Jesus), ele lança mão de um recurso didático bem simples, o arado, para mostrar que a vida cristã (ministério) consiste em dedicação, amor, renúncia, decisão e coragem. 

Quando o texto o diz que “ninguém, que lança mão do arado e olha trás, é apto para o reino de dos céus”, passa-nos a ideia de que uma série de elementos é necessária para que o discípulo (pastor) desempenhe sua missão. Diante desta realidade bíblica, gostaria de, por ocasião do dia do pastor, refletir com os pastores da IPRB sobre alguns significados do “arado” no ministério.