24 de junho de 2015

Dinâmicas do Quebra Gelos


Jesus, o único caminho


Tempo: Menos de 5 minutos.
Material: Um molho de muitas chaves e um cadeado.

Desenvolvimento: O líder pede para cada um do grupo tente abrir o cadeado, deve-se observar quem escolhe a chave mais adequado para abrir o cadeado e quem pega qualquer uma e se frusta com cada escolha.

Moral: Jesus é o único caminho, não adianta escolhermos outros caminhos para chegar ao Pai, devemos escolher Jesus, e Ele quem abre as portas do céu.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Festa no Céu









Tempo: Depende do acerto dos participantes.
Material: Nenhum.

Desenvolvimento: O líder fala que irá ter uma festa no céu, e que cada participante tem que  levar alguma coisa. O participante tem que dizer o seu nome e que irá levar alguma coisa (que comece com a primeira letra do nome).
Ex: - "Meu nome é Jéssica e vou levar um Jacaré".
Contudo, os participantes não podem saber que o objeto deve começar com a primeira letra do nome. Isso que torna engraçado, pois, o líder e um ajudante vai iniciar falando o que quer levar da maneira correta, e os outros vão chutar qualquer coisa.
Ao ver que o participante errou, o líder e um ajudante deve falar que não pode levar isso para o céu. Até que eles compreendam o segredo, o líder  e o ajudantes podem repetir várias vezes suas falas.

Moral: Nós temos que observar cada um falando para acertarmos o que vamos levar pro céu, é assim no nosso dia a dia, nós temos que observar o que é certo e o que é errado para darmos a respostas certas para Deus.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Não podemos seguir sozinhos











Tempo: 5 Minutos
Desenvolvimento: Pedir a todos que se apoiem em um pé só, onde deverão dar um pulo pra frente sem colocar o pé no chão, um pulo para direita, e para esquerda, se abaixar e levantar.( Muitos iram desequilibrar e cair).

Moral: Não podemos ser individualistas, e seguir sozinhos. Podemos cair e não conseguir levantar. Para conseguir, basta apoiar no ombro da pessoa que esta ao nosso lado. Assim, iremos caminhar juntos e avançar como corpo de Cristo.

Eclesiastes 4: 9-10, Isaías 41.6 

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Dinâmica do fardo


Tempo: 5 minutos.

Material: Sacos de feijão, açúcar ou qualquer outra coisa que seja pesado. Pode-se encapar os sacos com papel/sacola de sua escolha.  

Desenvolvimento: Peça a um voluntário para participar da dinâmica (uma pessoa fraca seria o ideal). Avise a ele, para todos da célula ouvir, que se não aguentar os fardos, pode falar. Com ele do seu lado, peça para estender os braços, entregue apenas um (fardo), e durante toda a ministração você vai e coloca vários fardos na mão do voluntário, se cair no chão pegue novamente e entregue para voluntário, até que ele não consiga mais segurar os fardos, ou peça para parar. Caso, até o final ele continuar firme, tire os frado dele e veja qual será atitude e expressão dele.

Moral: Assim, é como o inimigo faz com agente, cada vez que agradamos a ele, ganhamos fardos, um atrás do outro. Elevar pesos causa dor, desanimo, trauma, lesões. Deixe hoje, Deus tirar seus fardos.
(Mateus 11:30) "Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Criação da Palavra!








Tempo: 10 minutos.

Material: Uma caixa com letras avulsas e um livro ( bíblia)

Desenvolvimento: Pergunte quem sabe como é que se faz um livro. Então, mostre as letras dentro da caixa e diga:
= Sera que se eu jogar essas letras para cima , elas vão cair e formar palavras? O que vocês acham? vamos ver?
Jogue as letras para cima, mas não deixe que ninguém toque nelas.
=Veja! As letras caíram no chão, mas não formaram nenhuma palavra. Será que para fazer um livro basta jogar as letras em cima de uma folha e elas vão se ajuntar sozinhas, formar as palavras e até frases ? É claro que não!

Moral: E da mesma maneira, a criação de tudo não aconteceu por acaso , as coisas não se formam sozinhas. Alguém as criou. Deus as criou assim como a palavra dELE foi feita para mostrar as suas promessas para nós e você foi criado para levar esta palavra que é viva e poderosa.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Criação do Mundo!










Tempo: 20 minutos

Material: Uma garrafa de refrigerante vazia e sete pedaços de papel e algum tipo de doce bala, pirulito ou algo da sua preferencia.

Desenvolvimento: Recorte um pedaço de papel e em cada um escreva oque foi feito em cada dia da criação. (Exemplo: 1º dia Deus criou a luz, 2 º dia... e assim até o 7 º dia) pegue a garrafa de refrigerante e coloque os papeis dentro dela. Ponha as crianças sentadas em roda. Gire a garrafa  rapidamente e , quando ela parar, estará apontada para alguém. Esta criança abrirá  e fara mimica para que os demais adivinhem  qual dos 7 dias ela tirou quem adivinhar ganha a vez de girar a garrafa e ganha 1 ponto. ao final quem pontuar mais ganha o brinde.

Moral: Tudo que Deus faz é bom.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Tudo que Deus faz é bom!







Tempo: 15 a 20 minutos

Material: Papeis e lápis para cada integrante

Desenvolvimento: Distribua papéis e lápis. coloque todos sentados em circulo (no chão ou em cadeiras) e explique que, ao seu comando, devem começar a desenhar uma pessoa. Estipule um tempo por exemplo 30 segundos para que troque de folha com o colega ao lado direito, é importante que cada um coloque seu nome na sua folha para identificar ao final.

1 º faça o desenho de uma cabeça, na sua ordem passe para o amigo á sua direita.
2 º faça o desenho do tronco( ou corpo sem as pernas) e passe ao seu sinal
3 º faça o desenho das pernas. passe ao seu sinal
4 º faça o desenho dos braços. passe ao seu sinal
5 º faça o desenho dos olhos, boca, nariz... passe ao seu colega fazendo os retoques final

OBS: No caso de ter varias pessoas inclua 6 º pedindo pra fazer as roupas etc.
 Ao final peça que cada pegue sua folha a qual está com seu nome e peça que observe e dizer se ficou bom, é importante dizer que cada um deve fazer como se tivesse no lugar de Deus no dia da criação.

Moral: Você começou o desenho e os outros foram completando seu desenho assim como você foi completando os de seus colegas. veja que ninguém fez uma perna de elefante e braços de coelho. Deus criou você diferente dos animais, porque o criou parecido com ELE. Isso quer dizer que você foi criado a imagem de Deus. mesmo que o desenho não tenha ficado muito bom, pode ter certeza que aos olhos de Deus você é lindo e perfeito, porque fomos criados para expressar SUA vida em nós e TUDO que ele faz é bom e perfeito não importa se as pessoas dizem que você não é nada, que não sabe fazer nada etc ( dê outros exemplos conforme a necessidade do grupo) O importante é que tudo que Deus faz é bom e serve para cumprir o SEU proposito!

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Qual presente você quer?













Tempo: depende da quantidade de pessoas.

Material: 1 caixa grande com um embrulho bem bonito e 1 caixa pequena e feia (pode ser embrulho de jornal).

Desenvolvimento: O líder tem que pedir para os participantes escolher uma dessas caixas como presente e dentro da caixa pequena escreva sabedoria  e encha ela de balas e na caixa grande escreva perdição.

Moral: As coisa bonitas nem sempre é  de DEUS, pode ter certeza que nunca o inimigo colocara coisa boas nas nossas vida.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Dinâmica do copo com água!













Material: Água, água sanitária e iodo (Vende nas drogarias).

Desenvolvimento: Mostre o copo com água (meio copo) e fale que ali somos nós quando Deus nos criou , livre do pecado , puros.. - Misture o iodo com a água e diga: - Ai um dia nos afastamos de Deus e ficamos cheios de pecado (a água ficará escura). -Pegue um pouco de água sanitária e derrame sobre o recipiente com iodo ( que estará escuro) e depois de derramar o liquido voltará a ficar transparente como água ! ( É MÁGICO) e diga que um dia a gente conhece alguém que nos leva para conhecer a Jesus e somos transformados e renovados por Deus e voltamos a ser como ele nos criou!

 Moral: Mostrar que Deus nos dá uma nova vida ( 2 Corintios 5:17 )

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Dinâmica: Nós temos valor!










Material: Um objeto qualquer de sua preferencia.

Preparação: Pegue seu objeto e passe para todos os membros, cada um deve dizer que preço ele acha que e esse objeto vale, após todos falarem você diz o preço real.

Moral: O ser humano não dá o devido valor aos objetos alheios,  porem tudo que existe tem o seu valor, como eu e você! Temos o nosso valor, que foi pago por um preço tão alto que não imaginamos a grandeza dele,  alguém chamado jesus deu um preço de sangue por nós.

4 comentários:

  1. Muito boas as dinâmicas. Obrigado!Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. oi!!! boa noite eu pedi a Deus que me iluminaci, encontrei este saite com dinamicas ótimas que. Deus te abençei p ta mandando outras mais para nossos catequisando.

    ResponderExcluir
  3. oi!!! boa noite eu pedi a Deus que me iluminaci, encontrei este saite com dinamicas ótimas que. Deus te abençei p ta mandando outras mais para nossos catequisando.

    ResponderExcluir
  4. amei as dinâmicas simples e rápidas, muito obrigada pela inspiração, Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir