17 de outubro de 2013

FASE DOS PORQUÊS – COMO LIDAR?

Por volta dos 2 a 3 anos, as crianças começam a falar e perceber que não existe somente os pais em seu convívio. É geralmente nessa fase que se inicia a fase dos “porquês”, responsável por muitas saias justas.
Por que eu nasci? Por que tenho que tomar remédio? Por que preciso comer tudo?

Apesar de complicada, essa é uma fase em que os pais estabelecem uma relação de confiança com as crianças e,por isso, é fundamental que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

Por mais óbvia ou complicada que pareça a questão, responsa clara e objetivamente. Importante lembrar-se de responder somente o que for perguntado, respeitando o limite de aprendizado de cada criança.

Tenha tranquilidade e paciência para responder quantas vezes se fizerem necessária, evitando dar respostas diferentes a cada vez que for perguntada para não confundir a cabeça da criança, a menos que você perceba que o pequeno realmente não entendeu e que deve explicar de outra forma.

Se seu filho te procurou para responder aos questionamentos é sinal que ele confia em você e é você quem ele procurará nos momentos de frustrações e dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário