24 de agosto de 2015

Como ser amigo de seu filho.


Nenhuma amizade pode ser tão valiosa quanto a de pais e filhos. Aproxime-se de seu filho, e conquiste uma amizade eterna.

É cada vez mais crescente o número de estudos sobre a importância da boa relação entre pais e filhos, e também sobre resultados negativos observados em crianças, cujos pais estabeleceram um distanciamento afetivo delas.

Problemas afetivos ultrapassam gerações

Embora as circunstâncias sejam distintas para gerações passadas e atuais, problemas afetivos sempre existiram. Antigamente, muitos pais davam pouco carinho aos filhos porque entendiam que tais demonstrações de amor eram bobagem. Eles precisavam aprender a trabalhar e a enfrentar o mundo perverso que os esperava.

Hoje, outros fatores são responsáveis por esse afastamento como, por exemplo: por parte dos pais, excesso de trabalho, e por parte dos filhos, demasiado acesso à tecnologia e a atrações midiáticas, que “substituem” as atribuições paternas. Esses pais não percebem que nada pode ser mais importante do que a amizade entre eles e seus filhos. E por isso, jamais imaginam o mal que estão causando quando deixam educação e afeto, que deveriam dar aos filhos, a encargo de outras pessoas.

Não cobre tanto, nem passe a mão na cabeça

Mesmo quando seu filho pisar feio na bola, procure explicar o que está errado com serenidade. Quanto mais cobrança, mais ele sentirá que não pode confiar em você. E jamais diga “amém” para seus erros. Amigos de verdade sabem ouvir, mas também são honestos quando precisam.

O grande segredo da amizade está na proximidade. Quando mais aberto você estiver para seu filho, mais ele será seu amigo. Embora não seja prudente sufocá-lo, a tendência é que você cultive uma amizade eterna se participar plenamente de seu crescimento e de suas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário