9 de agosto de 2013

Características da criança de 4 e 5 anos

A- CORPO
1- Energia e atividade física: A atividade é característica de toda meninice justamente porque faz parte do crescimento. Aos 4 e 5 anos, porém, a atividade já não é simplesmente um meio para despender energia, mas deve ser coordenada e ter propósito. Os jogos e brincadeiras são meios importantes na aprendizagem.

2- Desenvolvimento dos músculos menores: Aparece na criança a habilidade manual, com capacidade para realizar trabalhos mais complexos.

3- Cansa-se facilmente: Os olhos e ouvidos  trabalham tanto que ocorre a fadiga visual ou auditiva. Devemos providenciar momentos de descanso.

4- Gosta de cuidar de sua própria pessoa: Já sabe abotoar suas roupas; está aprendendo a atar os cordões dos sapatos. Prefere fazer estas coisas por sua própria conta. gosta de ajudar os pais e professores.

B- MENTE
1- Atenção limitada mas aumentando: Sua capacidade de concentração já é bem maior. A memória também. Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos, conforme a matéria e o interesse.

2- Vocabulário crescente: Normalmente, conhece 1.500 a 2.000 palavras. Podemos ajudá-la a expandir o vocabulário, usando e explicando palavras novas, tais como fé, esperança, arrepender-se,etc. Suas frases, curtas e simples, são caracterizadas pelo uso de "eu", "mim", "meu".

3- Curioso e perguntador: " Quem fez? " " como é? " " por que o céu é azul? " " de onde eu vim? " " por que não dói quando cortam meu cabelo? " As perguntas que começam com " onde" e " que " são as mais comuns. Ela pede informações para confirmar sua próprias opiniões ou, às vezes, simplesmente como veículo de sociabilidade. É um meio de manter conversa com o adulto.

4- Começa a relacionar as informações e utilizá-las para resolver problemas: Esta é a base da capacidade de raciocinar e deve ser encorajada ao máximo. Porém, ainda são os sentimentos que providenciam a porta mais larga para aprendizagem.

5-Memória: Aprende com facilidade e esquece com a mesma facilidade.

6- Imaginação muito ativa: Nem sempre sabe distinguir entre aquilo que imaginou e o que realmente aconteceu. Por isso, pode ser chamada de " mentirosa" quando conta, como se fosse real,aquilo que não se deu. Não entende expressões figurativas, pois ainda não sabe interpretá-las. Se alguém diz: " Choveu pra Chuchú", ela pensa em chuchú caindo do céu. Também, não entende bem o que é o tempo e o espaço.

C- EMOÇÕES
1- Sente intensamente: Quando peca, parece-lhe ser coisa muito grande. Quando está alegre, sua alegria é grande também. Se cismar que existe favoritismo ou que não tem seu lugar próprio na família, não esconde seus ciúmes. Qualquer falta de ambiente para o desenvolvimento do sentimento de valor próprio, de confiança em si, ou de pertencer, trará problemas.

2- Crescente sentido de ritmo: Aprecia marchas e músicas com ritmo acentuado e sabe marcar o ritmo. Gosta muito de participar de bandinhas rítmicas. Se ouve boa música nesta época, saberá apreciá-la durante a vida inteira.

D- VONTADE
Imita as ações e atitudes de outros, age por sugestão e pelo que sente. se foi feito um bom trabalho de disciplina no período anterior, teremos nesta idade uma criança cooperadora. se não aprendeu a se submeter à vontade dos pais, será mais difícil corrigí-la agora. Mesmo assim, ela reconhecerá na disciplina firme e carinhosa, uma prova do amor dos pais,e, depois de disciplinada, subirá ao colo da mãe ou do pai, procurando e demonstrando carinho.

E- RELAÇÕES SOCIAIS
Duas coisas lutam no interior da criança nesta época: o egoísmo e a necessidade de aprovação social. Isto a levará a procurar com quem brincar. Vai aumentando seu circulo de amiguinhos, e a criança aprende a conformar-se com o plano geral da ação deles, pois verificou que é rejeitada ao querer impor a sua vontade. Diminui assim o seu egoísmo.

F- ESPÍRITO
Esta é a idade em que as crianças, normalmente, demonstram mais interesse pelas coisas de Deus e começam a reconhecer o certo e o errado. A consciência começa a acusar-lhe. A consciência infantil é muito sensível nesta idade e, quando o caminho da salvação é apresentado de maneira simples e claro, a maioria delas aceitarão alegremente a Cristo. São confiantes em Deus e nas pessoas ao seu redor, mas já enfrentaram momentos de dúvidas à medida que reconhecem o bem e o mal.

RESUMO
A criança nesta idade é:
Fisicamente - ativa
Mentalmente- perguntadora
Emocionalmente- veemente
Volitivamente - cooperadora
Socialmente - amiga
Espiritualmente - confiante

Nenhum comentário:

Postar um comentário