9 de agosto de 2013

Caraterísticas da criança de 2 e 3 anos.

A- O Corpo
1- Energia: Come muito, dorme muito e cresce muito. Isto gera muita energia,que deve ser despendida.

2- Atividade: Está se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. A maior parte da sua aprendizagem nesta idade será feita através de correr, saltar, atirar, olhar, etc.

3- Desenvolvimento físico: Está desenvolvendo os músculos maiores ( dos braços, pernas, etc.) e ainda não se estabeleceram os reflexos mais delicados; por isso os músculos mais finos não se desenvolveram bastante. Eis a razão por que só poderá rabiscar e não sabe pintar dentro de um desenho, seguindo as linhas. Anda cada vez com maior segurança.

4- Cansaço: Despende rapidamente sua energia e cansa-se, devido ao muito movimento. Faz tudo com todo o seu ser. Reage, também, mais depressa do que um adulto.

5- Sistema Nervoso: o sistema nervoso da criança desta idade reage a todas as impressões que recebe, com o resultado que aprende mais através das emoções do que pelos processos da mente.


B- Mente
1- Concentração curta mais intensa: Pode concentrar-se numa só idéia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstâncias.
Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.

2- Compreensão limitada: Entende mais do que muitos adultos esperam, mas está na primeira fase do seu desenvolvimento mental. É somente o ensino bem simples e repetido que ela vai gostar e assimilar.

3- Vocabulário: Conhece uma 700 palavras e está sempre aprendendo palavras novas. Começa a falar com palavras soltas, mas logo vai formando frases simples. Daí vai para frente. Mas não pode expressar tudo que aprendeu. Presta atenção a uma estória curta e, depois de ouvi-la várias vezes, lembra-se apenas de fatos. se a estória é alterada, notará; porém, não é capaz de repeti-la.

4- Memória Curta: Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as estórias muitas vezes, até conhecê-las bem.

5- Descobridor: Está descobrindo um mundo grande; seus horizontes vão se expandindo dia a dia. Conhece primeiro o mundo onde vive - mamãe, papai, os irmãozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, também, a si mesmo.


C- Emoções
1- Reage ao clima emotivo: é sensível a emoções da mãe ou de outros com quem vive; aprende os medos dos outros.

2- Procura novas sensações: Aprende diariamente e procura experimentar coisas novas para ter sensações novas, táteis( procura pegar tudo), gustativas ( coloca tudo na boca), visuais,etc.

3- Não tem inibições: Não aprendeu ainda a dissimular. Quando está zangado, mostra-o; quando esta interessado, a mesma coisa.

4- Muito sensível: Por ter passado grande parte da sua vida no berço, sente-se tenso e inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criança chora, todas choram.

5- Assusta-se facilmente: As novas sensações que procura podem acabar assustando-o. Ser separado da mãe é assustador. Será que ela volta? Sente-se seguro só com aquilo que lhe é familiar. Teme a escuridão, ruídos fortes, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.

6- Confiante: Deposita toda sua confiança nos que lhe são familiares. Acredita em tudo que lhe é dito, mas aos poucos descobre quando é enganado e vai perdendo esta confiança.


D- Vontade

Descobre que pode tomar decisões próprias, que é um individuo. Esta idade é caracterizada pelo "não", tanto da parte do adulto que lida com a criança, como da parte da criança. Nossa atitude deve ser vigiada para não provocar revoltas desnecessárias. Devemos criar oportunidades para ela tomar e fazer escolhas, para que vá desenvolvendo a vontade e o valor próprio.


É importante a disciplina correta, sabendo quando a criança deve se submeter e porquê. Disciplina acertada nesta idade poupa inúmeros problemas posteriores.


E- Relações Sociais
1- Egoísta: Ainda não sabe brincar bem com outras crianças, prefere brincar sozinha. Gosta, porém, de ter alguém por perto, mesmo que não pareça prestar atenção nela.


2- Simpática: Procura carinho dos outros, necessita mesmo deste carinho, o que nos valeremos para ensinar-lhe a cooperar e compartilhar com os outros.


F- Espírito

Todos nascem com uma natureza pecaminosa, mas, mesmo assim, acreditamos que as crianças desta idade estão na idade da inocência. Não tendo chegado a uma compreensão da diferença entre o bem e o mal, não se acham sob a condenação. 


A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus. Fica muito interessada em tudo quanto falamos dEle se está dentro da sua compreensão.

A característica mais saliente desta idade é a imitação. A criança imita os adultos. Por isso, a base para suas atitudes espirituais será colocada durante esta idade através do exemplo com quem convive.

Oração: ainda que não compreenda bem, reagirá positivamente ao ensino da oração - orações curtas e simples, antes das refeições, sentada no colo da mamãe, antes de dormir,etc.

Bíblia: Na hora da criança tomar banho, ou em outro momento de paz e alegria para ela, a mãe poderá repetir versículos bíblicos como " O Filho de Deus me amou" ( Gl 2:20), "... Todos pecaram" ( Rm 3:23). 

" Cristo morreu pelos nossos pecados" ( 1 Co 15:3), ou outros versículos similares. Não se deve fazer qualquer esforço para a criança repetir o versículo, mas a mãe repetirá o versículo e a referência. Estes ficarão na memória da criança para a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário