22 de agosto de 2013

Saiba dizer não ao seu filho.

Há alguns anos, educar era uma tarefa menos complicada, uma vez que se assistia a uma clara estratificação de poderes, em que os papéis estavam plenamente definidos.

Os adultos continuavam a obedecer aos pais e as crianças sujeitavam-se às regras dos mais velhos, sem qualquer contestação.

Com o passar do tempo, alguns pedagogos vieram dizer-nos que este tipo de educação estava incorreta, que era necessário ouvir as crianças e permitir-lhes uma atitude mais participativa na relação na sua relação com a família.

Até aqui tudo bem, não fosse o problema de alguns pais terem cedido à tentação de cair no extremo oposto.

Em consequência, assistimos hoje a situações em que o poder está nas mãos das crianças e toda a família evita contrariá-las, com receio que surjam traumas ou outras mazelas psicológicas.

Diga  NÃO ao seu filho, seja um pai ou uma mãe chato ou chata quando precisar, a vida não será permissiva com os nossos filhos, e deixar de ser amigo para ser mãe mais tarde, pode ser que seja tarde demais.
Diga NÃO ainda que ele chore, fiquei magoado com você.
DIGA NÃO porque você o ama, e sabe que  daqui uns anos, quem dirá isso a ele não será você e, o sofrimento dele será muito maior se ele nunca, ou pouco,  ouviu "não" em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário